sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mãos livres foi uma evolução?

Aluna: Tassia Iona
 
Falar de economia é falar de trabalho que é praticamente o resumo da existência do homem desde o início, seja em qualquer teoria, tanto no criacionismo quando Deus expulsa o homem do paraiso e diz que ele viverá do próprio suor (Gênesis 3-19) , quanto na teoria evolucionismo com o hominideos ancestrais dos humanos, que sofreram grandes transformações ao longo de milhares de anos.
 
As mãos livres com o homo sapiens que proporcionaram o desenvolvimento e muitas habilidades. A nadar sobre dois menbros inferiores facilitando assim sua locomoção liberando as mãos para o trabalho especializado e planejado tornando objetos úteis às necessidade humanas iniciando assim de certa forma a economia o inferno e o céu do homem, já que nunca conseguimos satisfazer a total necessidade, sempre estaremos buscando melhoras e melhoras.
 
Até onde chega nosso poder de consumo ? como fazer a escolha certa ? Vivemos em um planeta finito em que seus recursos naturais chegarão ao fim. Nas três últimas decas utilizamos 33% dos recursos;  cortamos, minamos, exploramos. Em relação às zonas de pesca. 78% delas estão sendo exploradas ao maximo. Na amazônia perdemos 2.000 árvores por minuto, ou seja, um campo de futebol por minuto. Nos tornamos uma nação de consumidores. A porcentagem dos produdos que circula na América do Norte depois de 6 meses é de 1%, os outros 99% viram lixo.
 
Depois da segunda guerra mundial, foi o analista de vendas  Victor Lebow quem articulou uma solução que tornou o mundo o que é hoje. Ele afirmava que "a nossa enorme economia exige que façamos do consumo nossa forma de vida, que tornemos a compra e uso de bens um ritual, que procuremos a nossa satisfaçao espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo. Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruidas, substituidas e descartadas a um ritmo cada vez maior".
 
Como nos fizeram adotar isso ? Criam coisas que duram pouco, descartáveis. A publicidade e propaganda pregando o consumo a qualquer custo. Qual é o objetivo destes anuncios ? Dizem como deve se vestir o que se deve comer. E depois? Para onde vai este lixo? Aterros sanitários ou incineração liberando no ar toxicos poluentes da terra, ar e água. E a reciclagem ? Para cada saco de lixo deixado na porta de casa são criados 70 sacos de lixos anteriores. Estamos nos matando. 
 
Tomas Hobbes dizia "O homem é lobo do homem". Então mais uma vez nos perguntamos o que fazer? Acredito que analizar estes 2 itens seja fundamental: preciso gastar? e como gastar? Com responsabilidade sustentabilidade, produção limpa, energia sustentável e um consumo consciente eliminando estes que desperdiçam recursos e destroem seu alicerce financeiro, voltando o governo para o povo e do povo. Pensar em melhora este aspecto não e inreal ou idealista, e sim, realmente atingir o ''penso logo existo'' de René Descartes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário